Email marketing: Tudo sobre, o que é e como funciona

Dentre todas as estratégias que existem no marketing digital, de fato o e-mail marketing é o mais eficiente para um planejamento a longo prazo. Hoje você irá entender como funciona o email marketing

Porém muitos nem sabem como funciona este tipo de método e o quão eficiente ele é. Com este artigo você irá entender todas as artimanhas e estratégias que abrangem o email marketing.

Bom, muitos dizem que o email marketing não é eficiente e que não se passa de spam. Mas isso não poderia estar mais errado, foi comprovado que cerca de 92% dos adultos possuem email e o utilizam frequentemente.

Sendo assim, a eficiência do email marketing se mostra presente na maioria dos negócios de sucesso.

Por mais que muitos achem, o email marketing não é um spam. Quando aplicado da maneira certa você pode conseguir muitos avanços em seu negócio, por oferecer conteúdo gratuito pelo email.

e-mail marketing

E-mail Marketing quando bem aplicado se torna uma das melhores estratégias online

O que é email marketing

É basicamente uma estratégia de marketing. Através de um mecanismo de gerenciamento de email, você pode escrever vários email para a sua audiência e por sua vez enviar ofertas, comunicados, atualizações, conteúdos, etc.

Diferente das outras estratégias de marketing, o email é duradouro pois você pode manter a conexão com os seus clientes por muito mais tempo.

Com isso, clientes que já compraram algum produto ou serviço com você, podem voltar a comprar outros com o passar do tempo. Pois a confiança e autoridade que o seus “leads”(Como são chamados os leitores dos emails) tem com você já está consolidada.

Para capturar estes leads é preciso de uma página ou método de captura, onde você pode oferecer algo em troca (Isca Digital) para que o seu público coloque o email.

Como funciona

Primeiramente você precisará de um gerenciador de emails. Existem muitos no mercado, porém um em específico, se Destaca.

A LeadLovers é o gerenciador mais usado e recomendado no mercado brasileiro. Além do sistema de sequencia de emails automáticos, a empresa oferece:

Criação de páginas, popups e formulários de captura, emails de broadcast, mais um suporte atencioso para tirar as suas dúvidas e solucionar qualquer problema que você tiver na plataforma.

Com a LeadLovers voce precisará criar todo o sistema de captura dos emails, que funciona da seguinte forma:

  1. O cliente chega no seu formulário ou página de captura com o interesse de consumir a “Isca Digital
  2. O mesmo coloca o email dele para conseguir a isca.
  3. Pronto! Você já tem o email do cliente, que por sua vez já está recebendo a sua sequencia pré-programada de emails.

Pode parecer fácil e simples, mas não é. Exige muito conhecimento para tornar este sistema o mais eficiente possível.

Email Marketing x Whatsapp

Hoje em dia todos usamos o Whatsapp, e com isso tem se levantado no meio digital um questionamento: Por que usar o email, se existe o whatsapp?

Pois é, posso te provar que existe diferença. As duas plataformas são muito usadas no mundo todo, mas cada uma tem um propósito e uma forma de expressão diferente.

O Whatsapp é mais usado para o marketing informal, onde o cliente geralmente o usa para enviar e ler mensagens curtas e objetivas.

Hoje em dia, esta plataforma é considerada uma rede social, então o objetivo dela não é voltado para o consumo de conteúdo sério, mas sim por mero entretenimento.

e-mail marketing x whatsapp

E-mail Marketing envia um conteúdo mais formal, enquanto o Whatsapp mensagens rápidas

Já o email, por sua vez tem o objetivo de expressar mensagens sérias e conteudistas. Onde o cliente espera receber uma mensagem mais formal e profissional.

Mas agora vem o pulo do gato, hoje não existe nenhum sistema conciso para enviar mensagens e nem criar uma lista de leads extensa no whatsapp. Sendo assim, torna-se improvável o uso desta plataforma para resultados de longo prazo.

Logo o ideal é usar as duas plataformas, o whatsapp para mensgaens rápida, informais e com o foco em atingir um público mais jovem. E o email marketing para enviar conteúdo em massa e atingir um público mais maduro e sério.

A polêmica do Email marketing

Muitos dizem que o email marketing está ultrapassado e que ninguém usa mais o email. Isso é de fato uma mentira, hoje em dia todas as empresas fazem email marketing e seus resultados são extraordinários.

Outra polêmica no meio do email marketing é a respeito do spam. Muitas pessoas usam esta automação para promover ofertas em massa em um curto pedaço de tempo.

E com isso, muitos apontam o dedo para o método do email marketing e não para o real culpado, que são as pessoas mal intencionadas em fazer spam.

Eu uso o email marketing e recomendo, é uma poderosa ferramenta de automação e ao contrário do que muitos dizem. Eu posso provar e garanto que o email não morreu, este é um método excelente de cativar, conquistar e mudar a vida de seus clientes.

E entender como funciona o email marketing é o primeiro passo para o sucesso digital.

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Até o Próximo Post.

Abraço.

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