Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

Você quer saber como Ganhar Dinheiro com energia solar? Então devemos te dizer que sua intuição está certa: para cada novo megawatt instalado são criadas 25 oportunidades e com previsão de mais de 34.500 novos empregos até 2022.

O panorama da energia solar no Brasil só tende a crescer e melhorar. O mercado de distribuição de energia elétrica está em crise de abastecimento e fornecimento, e com constantes aumentos das tarifas para os consumidores.

Isso quer dizer que cada vez mais os moradores e empresários têm despertado para o uso inteligente de energias renováveis, uma delas é a mais brilhante ideia: energia elétrica fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício.

Essa forma de obtenção de energia, uma das mais promissoras atualmente, vem crescendo cada vez mais em virtude da redução dos preços e dos incentivos oferecidos para que os países adotem fontes renováveis de energia.

Vantagens

  • Fonte renovável e inesgotável de energia.
  • Não poluente.
  • Exige pouca manutenção em suas centrais de produção.
  • Painéis solares cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos.
  • Fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos.
  • Excelente fonte de energia para países tropicais, como o Brasil, cuja radiação solar costuma ser intensa durante boa parte do ano.
  • Requer áreas menos extensas para ser produzida.
o futuro da energia solar

Energia solar no Brasil

O Brasil foi o primeiro país subdesenvolvido a fabricar células fotovoltaicas. Por estar localizado próximo à Linha do Equador, uma região de alta incidência solar, o país conta com um cenário extremamente favorável para a geração energética a partir da energia solar. Além disso, é abundante em silício, matéria-prima usada para fabricação das células fotovoltaicas.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 30 mil geradores de energia fotovoltaica. De acordo com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), existem no país cerca de 500 mil coletores solares residenciais. A previsão é de que Brasil fechará o ano de 2018 com uma capacidade instalada de energia solar próxima aos 2,5 gigawatts, eficiência cerca de 115% maior em relação ao ano anterior.

No país, há ainda alguns projetos a respeito da geração da energia heliotérmica, principalmente na região Nordeste. Em 2010, o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação iniciaram um acordo para a construção de plataforma de pesquisa em Petrolina, Pernambuco, com o objetivo de introduzir a energia solar no mercado brasileiro.

Com a crescente demanda e conscientização ambiental, a energia solar vem ganhando cada dia mais espaço no mercado. Mais e mais pessoas estão enxergando que abrir seus próprios negócios de projetos solares é uma ideia lucrativa.

O benefício de tal tipo de empreendimento é que o investimento necessário é mínimo, enquanto os retornos financeiros podem ser elevados. Mas, para conseguir chegar lá, é preciso antes investir na sua capacitação. Nessa hora, fazer um curso de energia solar é fundamental.

Afinal, saber como atender bem e montar o projeto certo para cada cliente é premissa básica para que o seu negócio tenha sucesso. Mas se você ainda não está convencido dos benefícios que um curso de energia solar pode trazer, Clique no link abaixo que você terá todas as Informações.

energia solar fotovoltaica

Até o próximo post

Abraço

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!